quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Paises subdesenvolvidos


País subdesenvolvidopaís menos avançado[1] ou país menos desenvolvido (LDCs sigla em inglêsLeast Developed Countries) são países que, de acordo com as Organização das Nações Unidas, apresentam os mais baixos indicadores de desenvolvimento socioeconômico e humano entre todos os países do mundo. Um país é classificado como um país menos desenvolvido se preencher três critérios[2] com base em:
Os países podem sair da classificação de LDC quando excederem esses critérios. O Escritório do Alto Representante das Nações Unidas para os Países Menos Desenvolvidos, Países em Desenvolvimento sem litoral e Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento das Nações Unidas coordena e fornece suporte para serviços de advocacia aos Países Menos Desenvolvidos.
A classificação atualmente (a partir de 16 de abril de 2008) aplica-se a 49 países em todo o planeta.[3]
Em 2007, as Nações Unidas retiraram Cabo Verde da categoria de Países Menos Desenvolvidos, sendo a segunda vez que isso aconteceu a um país.[4]. Em 2011 as Maldivas se tornou o terceiro país a graduar-se e passar a categoria de país em desenvolvimento.[5] O primeiro país a sair da classificação de LDC foi Botsuana, em 1994. Segundo os relatórios da UNCTAD em 2011, a Guiné Equatorial,SamoaTuvalu e Vanuatu são os próximos postulantes que poderão graduar-se deste modo.[6]